Como são organizadas as salas de recursos multifuncionais e qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado, PEI e ensino estruturado.

25 сентября 2019

Como são organizadas como salas de recursos multifuncionais e qual é o objetivo do Atendimento Educacional Especializado, PEI e ensino estruturado.

Como salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para uma oferta de atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Provar condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação, matriculadas na rede pública de ensino regular.

Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminam como barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

Assegurar condições para estudos de hereditariedade em níveis muito altos.

O conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado são organizados institucionalmente e prestados de forma complementar ou complementar à formação dos alunos no ensino regular.

A produção e distribuição de recursos educacionais para acessibilidade usam livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e língua brasileira de sinais - LIBRAS, laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outras ferramentas técnicas que possibilitam o acesso ao ensino escolar. Como complementação deste tema, sugerimos que consulte o Decreto nº 7.611 / 11.

Plano Educacional Individualizado (PEI): uma ferramenta indispensável na prática pedagógica.

Observamos nos dias de hoje uma grande dificuldade dos professores em lidar com alunos que têm necessidades educacionais diferenciadas. Importante ressaltar que quando eu refiro os alunos com necessidades educacionais diferenciadas não exclusivamente, estamos tratando crianças com algum tipo de deficiência, mas inclui aquelas necessidades uma criança que tem dificuldade de aprender ou até mesmo perturbar a aprendizagem (TDAH, Dislexia, entre outros), ou seja, observe cada criança em sua individualidade e como cada uma delas aprende, afinal, todos aprendem de maneiras diferentes e essas particularidades quem pode e deve observar é o professor na sala de aula.

Hoje, esses apontamentos falam hoje do PEI (Plano Educacional Individualizado). Acredite que falar sobre PEIcom professores seja ainda algo novo, muito embora seja uma ferramenta de extrema importância na sala de aula. Observe que os professores por estarem envolvidos em sua prática diária e uma demanda burocrática enorme acabam por não dar atenção a isso. Mesmo enquanto atuava na sala de aula, nunca ouvia falar em PEI, e muito mais grave é saber que as escolas não discutem sobre esse tema.

Arrisco-me um dizer qual é o ideal, independente de necessidades educacionais diferenciadas, seriamente cada aluno que teve seu PEI. Então vocês devem estar imaginando o que deve ser esse tipo de PEI, não é o mesmo? Então vamos lá…

Quem elabora o PEI? O professor ou uma equipe pedagógica de uma forma geral.

O PEI é um plano educacional individualizado, tudo bem, mas o que temos que colocar no PEI?

É necessário dizer o que antes de elaborar o PEI, o professor precisa fazer uma avaliação do aluno, uma observação e até mesmo alguns testes por dizer, tudo o que há com o objetivo de saber e identificar como potenciais, habilidades e até mesmo os conteúdos prévios que o aluno doméstico, assim como essa observação também serve para identificar suas dificuldades, pontos de melhoria e conteúdo que ainda não é dominado. Uma vez que o professor já possui esses dados, sim, ele pode elaborar o PEI.

Nenhum PEI pode colocar como nossas metas para o aluno e o PEI deve ser reavaliado periodicamente, pode ser bimestralmente talvez, mas segundo a literatura e pesquisas científicas, o ideal seriamente mensalmente.

O ensino estruturado traduz-se num conjunto de princípios e estratégias com base na estruturação externa de espaço, tempo, materiais e atividades, promove uma organização interna que permite permitir os processos de aprendizagem e de habilidades das pessoas com TEA, diminuindo a ocorrência de desestrutura comportamental, intencional e emocional.

Aplique e desenvolva métodos de intervenção interdisciplinares com base no modelo de ensino estruturado, facilitando os processos de aprendizagem, a capacidade e a adaptação no contexto escolar.

O ensino estruturado permite a estruturação de conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais didáticos para alunos e professores, o uso de materiais utilizados e também o acompanhamento e suporte para o corpo docente por meio de testes e análises.